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Questões de Português - ENEM DIGITAL | Gabarito e resoluções

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Questão 27
2023Português

quando que se decreta hoje que sou feliz quando que se diz que se fez a descoberta quando que se indiscreta e se pe os pingos nos is quando que esta fora motriz finalmente liberta MEDEIROS, Martha. Poesia Reunida. Porto Alegre: LPM, 2008. P. 122-123 (adaptado). Nesse poema, a repetio da palavra quando um mecanismo de progresso textual que contribui tambm para

Questão 1
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) O livro It A Coisa, de Stephen King Durante as frias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiana e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele vero, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno, que deixou terrveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o nico que permanece em Derry, d o sinal. Precisam unir foras novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianas. S eles tm a chave do enigma. S eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It A Coisa, clssico de Stephen King em nova edio, os amigos iro at o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os prprios limites. Disponvel em: www.livrariacultura.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017. Relacionando-se os elementos que compem esse texto, depreende-se que sua funo social consiste em levar o leitor a

Questão 2
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Porta dos Fundos: contrato vitalcio Diretor: Ian SBF; Tempo: 1 h 46 min; Brasil, 2016. O primeiro filme do grupo humorstico Porta dos Fundos, conhecido por seus mais de 12 milhes de assinantes no YouTube, estreou para o pblico brasileiro que curte as esquetes na internet. O desafio do grupo foi transformar os vdeos curtos em um longa para o cinema, que, apesar de grande investimento do elenco e dos produtores, no empolga tanto. O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier), que, vencedores em Cannes, no auge de suas carreiras, decidem assinar um contrato vitalcio em que o ator Rodrigo dever participar de todos os filmes do produtor Miguel. A produo do filme maluco conta com o timo elenco do Porta dos Fundos: uma famosa blogueira, um jornalista de fofoca, um agente de celebridades, uma diretora de elenco radical, um detetive, um ajudante e atores. O ponto forte do filme satirizar justamente o mundo das celebridades da internet e do cinema, ou seja, eles mesmos neste momento. Disponvel em: www.criticasdefilmes.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado). Nesse texto, um trecho que traz uma marca lingustica da funo avaliativa da resenha

Questão 3
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Disponvel em: www.pmf.sc.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017. Nesse texto, o entrelaamento de vrios gneros textuais um mecanismo discursivo para

Questão 4
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) A Em Forma uma revista destinada s mulheres, s expectativas de consumo que podem ser produzidas ou que se encontram no horizonte de uma feminilidade urbana contempornea impelida disputa no mercado afetivo masculino (as mulheres da Em Forma so jovens e heterossexuais). A Em Forma tem como contedo central de suas reportagens dietas e sries de exerccios, frmacos para a pele e o cabelo, com fins de embelezamento do corpo e cuidados com a sade, e reportagens com temas de autoajuda. Ela organiza-se em sees especficas: 1. Fitness; 2. Beleza; 3. Dieta e nutrio; 4. Bem-estar; e 5. Especial. Alm dessas sees, apresenta sempre uma reportagem com a Garota da capa e outras minissees que veiculam contedos similares aos das sees fixas. ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as tcnicas para o embelezamento feminino. Movimento, n. 1, 2008 (adaptado). Considerando-se as expectativas sobre as feminilidades produzidas pela mdia, na revista mencionada a prtica de exerccios tem corroborado para a construo de uma feminilidade

Questão 5
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestao do carro do ano; um fim de semana em famlia em lugar daquele trabalho extra que est me matando e ainda por cima detesto. No sei se sou otimista demais, ou fora da realidade. Mas, medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que so: representam uma escolha de vida, uma postura interior. Nunca fui modelo de nada, graas a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armrios da alma e na bolsa tambm. Resistir a certas tentaes burrice; mas fugir de outras pode ser crescimento, e muito mais alegria. LUFT, L. Pensar transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2011. Nesse texto, h duas ocorrncias de dois-pontos. Na primeira, eles anunciam uma enumerao das negociaes que podemos fazer conosco. Na segunda, eles introduzem uma

Questão 6
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Disponvel em: www.inbatatais.com.br. Acesso em: 8 maio 2012. No anncio sobre a proibio da venda de bebidas alcolicas para menores, a linguagem formal interage com a linguagem informal quando o autor

Questão 7
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Peso Morto A minha primeira mulher se divorciou do terceiro marido. A minha segunda mulher acabou casando com a melhor amiga dela. A terceira (seria a quarta?) detesta os filhos do meu primeiro casamento. Estes, por sua vez, no suportam os filhos do terceiro casamento da minha primeira mulher. Confesso que guardo afeto pelas minhas ex-sogras. Estava sozinho quando um dos meus filhos acenou para mim no meio do engarrafamento. A memria demorou para engatar seu nome. Por segundos, a vida parou em ponto morto. MASSI, A. A vida errada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. No poema, a singularidade da situao representada efeito da correlao entre

Questão 8
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Os cuidados com o corpo vo se tornando uma exigncia na modernidade e implicam a convergncia de uma srie de elementos: as tecnologias, para tanto, vo se desenvolvendo de maneira acelerada; o mercado dos produtos e servios voltados para o corpo vai se expandindo; a higiene que fundamentava esses cuidados vai sendo substituda pelos prazeres do corpo, implicao lgica do processo de secularizao, no qual h a identificao da personalidade dos indivduos com sua aparncia. Por todas essas circunstncias, o cuidado com o corpo transforma-se numa ditadura do corpo, um corpo que corresponda expectativa desse tempo, um corpo que seja trabalhado arduamente e do qual os vestgios de naturalidade sejam eliminados. SILVA, A. M. Corpo, cincia e mercado: reflexes acerca da gestao de um novo arqutipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianpolis: UFSC, 2001. O fenmeno social identificado, em relao presena do corpo na sociedade, indica que

Questão 9
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Disponvel em: www.comunicadores.info. Acesso em: 27 ago. 2017. Essa uma campanha de conscientizao sobre os efeitos do lcool na direo. Pela leitura do texto, depreende-se que

Questão 10
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Indstria cultural da felicidade Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a us-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings gr-finos ou em camels na beira da calada, que, juntos, sustentam a indstria cultural da felicidade qual foi reduzido o que, antes, era o ideal tico de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome prprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que est a fazer. Desespero um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das aes pela perda da capacidade de reflexo sobre o que se faz. A felicidade publicitria est ao alcance dos dedos e no promete um depois. Resulta disso a massa de desesperados trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmcias do pas em busca de alento. TIBURI, M. Disponvel em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado). Ao reprovar a ao da indstria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a

Questão 11
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) TEXTO I A planta de Belo Horizonte Foi muito grande o contraste entre a nova capital e as antigas vilas coloniais mineiras, nascidas das necessidades das populaes do sculo XVIII, que se desenvolveram sem nenhum planejamento. A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanstico que o engenheiro paraense Aaro Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo. digno de ateno observar os nomes que foram dados s ruas de Belo Horizonte: estados brasileiros, tribos indgenas, rios etc. Mencion-los era uma verdadeira aula de estudos sociais. Era, inclusive, uma forma de ensinar a populao, ainda carente de ensino formal. Disponvel em: www.descubraminas.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado). TEXTO II Ruas da cidade Guaicurus, Caets, Goitacazes Tupinambs, Aimors Todos no cho Guajajaras, Tamoios, Tapuias Todos Timbiras, Tupis Todos no cho A parede das ruas no devolveu Os abismos que se rolou Horizonte perdido no meio da selva Cresceu o arraial, arraial Passa bonde, passa boiada Passa trator, avio Ruas e reis Guajajaras, Tamoios, Tapuias Tupinambs, Aimors Todos no cho A cidade plantou no corao Tantos nomes de quem morreu Horizonte perdido no meio da selva Cresceu o arraial, arraial A parede das ruas no devolveu Os abismos que se rolou Horizonte perdido no meio da selva BORGES, L.; BORGES, M. In: NASCIMENTO, M. Clube da esquina 2. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento). Os textos abordam a preservao da memria e da identidade nacional, presente na nomeao das ruas belorizontinas. Quais versos do Texto II contestam o projeto arquitetnico descrito no Texto I?

Questão 12
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) TEXTO I Cinema Novo O filme quis dizer: Eu sou o samba A voz do morro rasgou a tela do cinema E comearam a se configurar Vises das coisas grandes e pequenas Que nos formaram e esto a nos formar Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis, Os cafajestes, o padre e a moa, a grande feira, o desafio Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropiclia 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento). TEXTO II O cinema brasileiro partiu da conscincia do subdesenvolvimento e da necessidade de super-lo de maneira total, em sentido esttico, filosfico, econmico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo o nome dessa operao; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora ns no temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades. ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revoluo do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra; Embrafilme, 1981 (adaptado). Uma das aspiraes do Cinema Novo, movimento cinematogrfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da cano e detectveis no texto de Glauber Rocha, est na

Questão 13
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Disponvel em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado). A apropriao das informaes produzidas na imagem do GPS, nesse texto, tem o propsito de

Questão 14
2020Português

(ENEM DIGITAL - 2020) Ao lado da indstria da moda, a do rock o melhor exemplo da vendabilidade elstica do passado cultural, com suas reciclagens regulares de sua prpria histria na forma de retomadas e releituras, retornos e verses cover. Nos ltimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias acelerou e, de certa maneira, democratizou esse processo a ponto de permitir que as evidncias culturais do rock sejam fisicamente desmanteladas e remontadas como pastiche e colagem, com mais rapidez e falta de controle do que em qualquer poca. CONNOR, S. Cultura ps-moderna: introduo s teorias do contemporneo. So Paulo: Loyola, 1989. O rock personifica o paradoxo da cultura de massas (ps-moderna), visto que seu alcance e influncia globais, combinados com a sua tolerncia, criam uma

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